segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Sabedoria X Inteligência

Bom, pro meu blog não ser feito somente de futilidade, decidi escrever sobre alguma coisa útil.
Sabedoria X Inteligência
Estava eu sentada na mesa pós-almoço na casa da minha avó criando coragem para levantar quando veio meu tio e puxou conversa. O mesmo perguntou-me se eu sabia a diferença entre inteligência e sabedoria, apesar dele já ter me contado a história – eu não me lembrava disso – respondi que não e o deixei falar.
 Sendo um homem religioso, não perdeu a oportunidade de citar o rei Salomão, que quando obteve a chance de pedir qualquer coisa de Deus, escolheu pedir sabedoria. E assim, não obteve só sabedoria, visto que Deus impressionado pela atitude de Salomão concedeu-lhe todas as coisas boas que o mesmo não havia mencionado. De modo que não houve rei tão sábio e grande no mundo, nem reino tão rico ou tão glorioso que pudesse ser comparado ao de Salomão.
Então, o que é a Inteligência? Nada mais do que a capacidade de assimilar informação, todos possuem inteligência, mesmo que em diferentes níveis. E Sabedoria? A capacidade de discernimento, de aplicar inteligentemente os conhecimentos assimilados. E onde entra a educação nessa história? O que é a educação? Ela serve de ponte entre a inteligência e a sabedoria, porque é uma base, onde o individuo vai aprender as regras básicas da sociedade, desde o convívio familiar.
Todos possuem inteligência, mas nem todos são sábios. Porque mesmo aqueles que com pouca inteligência, mas com educação são capazes de ser sábios, (e a recíproca) do mesmo modo que algumas pessoas por mais que sejam muito inteligentes, não saibam utilizar seus conhecimentos, acabam por não serem sábias. Ou seja, do que adianta todo conhecimento do mundo se você não tem sabedoria? Se você não tem a intenção de usá-lo para algo bom? E por mais que você seja muito inteligente, você não tenha tido uma base forte o suficiente para estruturar um bom caráter, ou teve e não soube aproveitar, vai ser difícil ter sabedoria.
Mais uma coisa, ele também falou sobre os tipos de inteligência. Achei interessante a definição de “idiota”, aquele que tem pouca inteligência e não tem nenhuma intenção de usá-la (tipo o povo daqui que só quer saber de “dançar embaixo do boi” em vez de estudar/trabalhar pra ser alguém na vida ou lutar por um futuro melhor).
Eu  discordo de algumas coisas que ele disse, e o que eu escrevi não é uma cópia fiel do que eu ouvi porque eu tava com um pouco de sono e eventualmente omiti algumas coisas, mas no geral é algo pra refletir: Você é um sábio inteligente? Ou um inteligente não sábio?
By Bela >___<’’

1 comentários:

  1. Oi, Bela, adorei essa reflexão que você postou sobre a inteligência versus a sabedoria, até porque (coincidentemente) tenho uma fórmula para diferenciar as duas. Foi algo que inventei numa discussão com um colega no ensino fundamental... Não se preocupe, pois acho que nesta mesma semana vou escrever sobre isso!

    Obrigada por seu comentário em meu blog, não sou muito conhecedora e/ou de maquiagem ou de coisas relacionadas à beleza, mas mesmo assim dei uma olhada por alto no resto do seu blog.

    Foi um prazer conhecê-la.

    Ah, e sim a foto que tirei (muito antiga por sinal) foi numa sala do bloco novo na UFAM, mas faz tempo, pois na verdade eu participava dum bolg que era de uma materia da faculdade e era obrigatório postar coisas para ter nota, então criei um perfil rápido e com uma foto qualquer.

    Beijocas
    Pri

    ResponderExcluir

 

Botão de Rosa Template by Ipietoon Cute Blog Design and Waterpark Gambang